O que é a Osteopatia?

A medicina osteopática é uma medicina tradicional que vê o corpo como um todo, constituindo um sistema independente de diagnóstico e tratamento. Baseia-se na ideia de que a saúde e a autorregulação do organismo, ou seja, o equilíbrio da função homeostática, dependem da existência de um movimento normal de todos os seus tecidos e estruturas, assim como da livre circulação de fluidos. Intervém tanto de forma preventiva como no estado patológico.

Na visão dos osteopatas, tratar a pessoa em vez de tratar a doença leva a resultados mais eficazes e permanentes. Assim sendo, concentram-se em encontrar e tratar a origem do problema, ao invés de tratar apenas o sintoma. Esta visão assenta no facto de o organismo possuir mecanismos de autorregulação e auto-cura que são potenciados pela osteopatia. 

Sendo o objetivo da osteopatia restabelecer a mobilidade e funcionamento normal das estruturas corporais, a osteopatia dá prioridade ao sistema neuro-músculo-esquelético e à sua integração com todos os outros sistemas. 

Os osteopatas consideram que alterações nos tecidos e nervos (ex.: tendinites, ciáticas, contracturas), bem como bloqueios da circulação de fluidos (ex.: má circulação, retenção de líquidos), estão relacionados com restrições biomecânicas e de movimento (ex.: fixações, bloqueios), nomeadamente de músculos, articulações, órgãos, vasos sanguíneos, tecido conjuntivo, etc. 

Consideram também que existe uma componente biomecânica em processos patológicos e que qualquer diagnóstico geral deve incluir a avaliação de restrições de movimento dos tecidos. Consequentemente, acreditam que uma parte normal da abordagem médica à patologia deveria passar por devolver e melhorar a mobilidade de todos os tecidos do organismo, o que iria favorecer uma recuperação fisiológica. 

Com efeito, se a mobilidade for devolvida, a comunicação entre as várias partes torna-se mais eficiente, melhorando a circulação e drenagem e reduzindo os sinais irritativos. Assim, os mecanismos de autorregulação e de imunidade passam a atuar de forma efetiva, sendo melhorada a saúde e a função. 

As técnicas osteopáticas baseiam-se nas três vertentes da osteopatia: estrutural, sacro-craniana e visceral. 




Sem comentários:

Enviar um comentário